Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/4/8f/4e/livresp1/public_html/includes/funcoes.php on line 351
Warning: mysql_result(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/4/8f/4e/livresp1/public_html/includes/funcoes.php on line 1664
Para parcelamento com juros de 1.1% a.m. CET máximo de 11% a.a.
ou
R$ 45,60
(5% de desconto) no boleto ou depósito bancário.
Comprar
* Valor mínimo para parcelamento: R$ 60,00.
Informações
Autor(es): Ana Maria Zenícola
Laura Monte Serrat Barbosa
Simone Carlberg
Editora: Pulso Edição: 1a./2007 ISBN: 9788589892506 Páginas: 370
Uma psicopedagogia convergente, especializada e preocupada com a interdisciplinaridade. Essas são as primeiras mensagens fixadas pela obra “Psicopedagogia: Saberes/ Olhares/ Fazeres”, que resgata artigos que representam vidas dedicadas ao estudo. O livro começa com um bate-papo entre as autoras Ana Maria Zenicola, Laura Monte Serrat Barbosa e Simone Carlberg; e perpetua este clima ao longo da obra: os textos mantêm um diálogo entre leitor e autores dentro do domínio do conhecimento.
As três partes do livro explicam a psicopedagogia nas dimensões do Plano Filosófico, Plano Científico e Plano de Prática; o processo de aprendizagem é analisado desde o desejo do saber até a aplicação do conhecimento. Dificuldades escolares, muitas vezes, podem ser tidas como fracassos, tanto do professor quanto do aluno. As autoras identificam como e quando agir, através de situações reais, e com linguagem clara e franca.
Os métodos de ensino também são discutidos nos artigos. Por vezes, rotula-se o educando ou cerceia-se sua liberdade no espaço de aprendizagem. Assim, as autoras defendem o trabalho em grupo para solucionar conflitos e dificuldades individuais. Para tanto, o educador não deve evitar os problemas, mas enfrentá-los e incentivar o aprendizado ativo em detrimento do passivo, aquele em que o aluno apenas recebe a informação, sem interagir com ela. Todos os conceitos são legitimados por casos reais, que comprovam a experiência das autoras.
Por fim, a obra impulsiona uma reflexão sobre os próximos passos do ensino, dos caminhos da aprendizagem; debatem a interferência da televisão e do mundo virtual na composição do conhecimento e na elaboração dos significados, e começa a responder a seguinte questão: será que ainda há espaço para construção de símbolos no desenvolvimento cognitivo dos aprendizes?