Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/4/8f/4e/livresp1/public_html/includes/funcoes.php on line 351
Warning: mysql_result(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/4/8f/4e/livresp1/public_html/includes/funcoes.php on line 1664
Autor(es): Michael W. Apple; Colaboradores; Luís Armando Gandin; Stephen J. Ball; Editora: Penso Edição: 1ª/2013 ISBN: 9788565848244 Páginas: 456 Formato: 17,5X25
Esta obra reúne contribuições de alguns dos principais sociólogos da educação do mundo, que apresentam questões e preocupações fundamentais desta área do conhecimento. Os capìtulos utilizam a teoria e a pesquisa empìrica para oferecer novas análises a respeito dos processos educacionais contemporâneos, das tendências globais e das novas formas da persistente desigualdade social.Introdução Mapeamento da sociologia da educação: contexto social, poder e conhecimento Michael W. Apple, Stephen J. Ball e Luìs Armando Gandin PARTE I - Perspectivas e Teorias Capìtulo 1. Espacializando a sociologia da educação: pontos de vista, pontos de acesso e pontos de observação Susan L. Robertson Capìtulo 2. Foucault e a educação Inés Dussel Capìtulo 3. Educação e Teoria Racial Crìtica David Gillborn e Gloria Ladson-Billings Capìtulo 4. A ética da hospitalidade nacional e pesquisadores sem fronteiras Johannah Fahey e Jane Kenway Capìtulo 5. Para uma sociologia do professor global Meg Maguire Capìtulo 6. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação bernsteiniana Ursula Hoadley e Johan Muller Capìtulo 7. Social-democracia, complexidade e educação: perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar Mark Olssen Capìtulo 8. As novas conectividades da educação digital Neil Selwyn Capìtulo 9. Um cortador de queijo com outro nome? Reduzindo a sociologia da inclusão a pedaços Roger Slee Capìtulo 10. A sociologia da maternagem Carol Vincent Capìtulo 11. Racionalização, desencantamento e reencantamento: compromisso com a sociologia da modernidade de Weber Philip A. Woods Capìtulo 12. Reconhecendo os sujeitos da educação: interações com Judith Butler Deborah Youdell PARTE II - Processos e práticas sociais Capìtulo13. Fazendo o trabalho de Deus: ensino domiciliar e trabalho de gênero Michael W. Apple Capìtulo 14. Novos Estados, nova governança e nova polìtica educacional Stephen J. Ball Capìtulo 15. Para uma sociologia das pedagogias Bob Lingard Capìtulo 16. Famìlias, valores e relações de classe: a polìtica da certificação alternativa Andrew Brantlinger, Laurel Cooley e Ellen Brantlinger Capìtulo 17. Cultura popular e a sociologia da educação Greg Dimitriadis Capìtulo 18. Educando o corpo em uma cultura performática John Evans, Brian Davies e Emma Rich Capìtulo 19. Tracking e desigualdade: novas direções para pesquisa e prática Adam Gamoran Capìtulo 20. Globalização econômica, formação de habilidade e as consequências para o ensino superior Phillip Brown e Hugh Lauder Capìtulo 21. A educação e o direito à cidade: a intersecção de polìticas urbanas, educação e pobreza Pauline Lipman Capìtulo 22. Um tema revisitado �? as classes médias e a escola Maria Alice Nogueira Capìtulo 23. Governar sem governar: a construção de um espaço educativo europeu António Nóvoa Capìtulo 24. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade Boaventura de Sousa Santos PARTE III - Desigualdades e Resistências Capìtulo 25. As classes médias indianas e a vantagem educativa: estratégias e práticas familiares Geetha B. Nambissan Capìtulo 26. Igualdade e justiça social: a universidade como um local de luta Kathleen Lynch, Margaret Crean e Marie Moran Capìtulo 27. Organizações educacionais e gênero em tempos de incerteza Jill Blackmore Capìtulo 28. Trazendo Bourdieu para as polìticas de aumento da participação no ensino superior: uma análise de caso do Reino Unido Pat Thomson Capìtulo 29. A sociologia da educação de elites Agnès van Zanten Capìtulo 30. A sociologia dialógica das comunidades de aprendizagem Ramón Flecha Capìtulo 31. A democratização da gestão no projeto Escola Cidadã: construindo uma nova noção de responsabilização na educação Luìs Armando Gandin Capìtulo 32. Sincretismo e hibridismo: escolarização, lìngua, raça e estudantes de comunidades não dominantes Kris D. Gutiérrez, Arshad Ali e Cecilia Henrìquez Capìtulo 33. Dilemas da rememória da raça enterrada viva: educação popular, nação e diáspora na educação crìtica Grace Livingston Capìtulo 34. ìmpeto e melancolia: as mulheres no ensino superior internacionalmente Louise Morley Capìtulo 35. Sociologia, classe social e educação Diane Reay Capìtulo 36. Interfaces entre a sociologia da educação e os estudos sobre a juventude no Brasil Marìlia Pontes Sposito Capìtulo 37. Classe social e educação Lois Weis